quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Nas veredas da cidade


Estava eu mexendo nos meus arquivos fotográficos quando achei minha primeira (e, se não me engano, única - até agora) experiência com fotografia analógica. As fotos não são lá essas coisas, mas algumas me chamaram a atenção por dois motivos: primeiro, por não lembrar de as ter fotografado e segundo, por não ter dado valor às coitadas; como essa daí de cima. Hoje, achei essa foto a melhor do filme, mas, quando fotografei, nem prestei atenção na coitada da foto.


As fotos foram feitas no segundo semestre de 2009 com o pessoal da faculdade. O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), meio defasado, ainda não possui equipamentos digitais, então as práticas foram todas feitas no filme. Essa das fotos aconteceu na favela do Jaraguá. Foi ótimo para treinar o olho e as combinações de diafragma x obturador. 


Acho que é uma experiência bem interessante para quem quer trabalhar com fotografia, principalmente jornalística. O digital facilita muito e por isso pode acabar atrapalhando, já que você vai sempre parar pra ver se a foto ficou legal e decidir se tira ou não outra. Só que as coisas nunca acontecem 2 vezes e pode acontecer de você perder o - fazendo referência a Cartier-Bresson - instante decisivo.


Outra coisa que não tinha reparado antes foi a diferença da imagem digital pra analógica. O aspecto da fotografia fica realmente diferente (sempre achei que era exagero dos saudosistas, não vou mentir), algo meio Instagram (bem de leve) natural. Acho que talvez não teria gostado tanto dessas fotos se fossem feitas na digital. Mas não posso afirmar nada, né? Só acho.


Ah, essa também foi minha primeira experiência com exposições. Todos os alunos da turma escolheram três fotografias para expôr na biblioteca da Universidade. A mostra foi entitulada "Nas Veredas da Cidade" e reuniu imagens de aspectos bem íntimos da cidade de Maceió. As minhas três fotografias expostas foram essas abaixo:

 


Rever essas fotos me deixou com vontade de fotografar mais vezes com equipamento analógico. Então, quem tiver uma analógica em casa que não esteja usando pode doar uma câmera pra mim que eu aceito feliz da vida, tá? Outra coisa que irei fazer ainda esta semana é imprimir algumas fotos. A nostalgia causada pela fotografia analógica tem dessas coisas. Até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário