sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mundaú: além da margem



Mudando um pouco o assunto do blog (essa vai ser uma das únicas vezes, prometo), decidi fazer um post sobre um projeto novo, que fiz em conjunto com duas amigas minhas, Amanda Môa e Rhamayana Barreto, ambas estudam Jornalismo comigo. A gente decidiu se juntar para fazer uma reportagem especial sobre a poluição na Lagoa Mundaú e como essa poluição afeta a vida de quem vive da lagoa e/ou às margens da lagoa, principalmente os pescadores.

Depois de muita pesquisa, decidimos que seria interessante se fizéssemos, em vez do velho texto e foto, um vídeo. Não desmerecendo os textos/fotos, claro, afinal de contas, eu trabalho com isso. Porém, a vontade de fazer uma coisa diferente me fez deixar a câmera fotográfica um pouco de lado (fiz umas fotos dentro da lagoa, claro) e pegar, em seu lugar, a filmadora. Nunca imaginei que iria gostar tanto de fazer vídeos, já to pensando inclusive nos próximos. Não somente de estar no vídeo, mas principalmente poder "fotografar" em movimento, ver o resultado e gostar dele. 

Depois de decidir fazer um vídeo, fomos procurar peças jornalísticas já feitas nesse estilo e percebemos que todas as reportagens de TV que iam para o local faziam imagens apenas das margens da lagoa e do lixo que se acumulava ali, talvez por falta de tempo (já que a dinâmica da TV não permite dois dias de gravação) ou até por preguiça e "medo" de se aventurar mesmo, talvez. Então, depois de muita conversa com o pescador José Eudes, conseguimos com que ele nos levasse em um "tour" pela lagoa. Mas não a lagoa "bonita" que os turistas veem quando pagam 60 reais em um passeio. Entramos na canoa do seu Eudes e vimos o estado caótico em que se encontra a Mundaú dos maceioenses, a Mundaú da periferia.

Tivemos alguns pequenos problemas, principalmente com o áudio da entrevista, pois o vento no local estava muito forte nos dois dias de gravação, mas acho que isso não comprometeu a narrativa (espero que não). Sem mais palavras, segue o vídeo "Mundaú: além da margem". Para melhor visualizar, assista em HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário