quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Hipocampo, o blog

sobreposição de imagens originalmente
publicada no Instagram
O hipocampo é a estrutura cerebral considerada a principal sede da memória. Estudos indicam que é no hipocampo que as memórias a curto prazo são convertidas em memórias a longo prazo, ficando guardadas em nossa mente para sempre ou até que a lembrança se desgaste, se perca no tempo.

A fotografia, assim como o hipocampo, também tem esse poder: converte um instante aparentemente passageiro, que muitas vezes seria ignorado e esquecido, em uma imagem que pode ser consultada a qualquer momento para que se possa rememorar o passado. Uma memória que dura até que o papel se desgaste, perca sua cor e desbote. Uma memória que dura até que o arquivo se perca em um mundo de pastas ou seja corrompido. A fotografia, para mim, seria, então, o hipocampo mecânico. Um equipamento capaz de me lembrar até do que a mente já esqueceu.

E é isso que eu pretendo com minhas imagens: congelar momentos que só seriam guardados em meu cérebro e compartilhar com quem quiser vê-los. Momentos que, por algum motivo, me chamaram a atenção e mereceram ser registrados por minha objetiva.

Inauguro, então, este espaço para mostrar o que se passa nos locais por onde passo. Espero que gostem e até a próxima.

foto-montagem por Pedro Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário