quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Teste: Fisheye artesanal

Acho que a grande maioria das pessoas que curtem fotografia gosta do efeito "olho de peixe". Talvez por ele moldar a foto de uma forma diferente do que geralmente se está acostumado a ver. A distorção gerada em uma fotografia feita com uma lente fisheye causa um "estranhamento" bom em quem observa uma foto do tipo. Uma lente fisheye profissional da Canon custa bem caro, mas, com menos R$20, você consegue obter um efeito bem parecido.

Eu tinha visto há algum tempo, no blog "Fotografia Feita", um tutorial sobre como fazer sua própria lente fisheye caseira. Depois de muito tempo hesitando, resolvi testar e o resultado me surpreendeu. É claro que a qualidade nem se compara à da lente profissional, mas, para lazer, dá pra ter um resultado legal gastando bem pouco. Eu, pelo menos, curti.

Antes de mostrar o resultado, vou mostrar o tutorial do Fotografia Feita e acrescentar alguns comentários meus ao longo do texto.

Material utilizado: papelão, espuma (eu utilizei duas esponjas daquelas de lavar prato, mas sem a parte mais áspera para não arranhar a objetiva), fita adesiva, estilete ou tesoura e um olho mágico de porta. O único material que realmente vai custar alguma coisa é o olho mágico. O meu custou R$12,90. 

Os outros materiais podem ser encontrados em casa mesmo, embora eu deva avisar que sair cortando esponjas de lavar prato não vai deixar muita gente feliz. Comprei um pacote com quatro esponjas por R$2,79, mas acabei só usando duas. Um pacote com apenas duas custa ainda mais barato.

material utilizado na construção da lente
Minha câmera é uma Canon Rebel XS e minha objetiva uma 18-55mm, daquelas que geralmente vem com o corpo quando se compra a DSLR.

Modo de fazer: 

Primeiro, corte o papelão. Devem ser feitos dois cortes. O primeiro deve ser redondo com o diâmetro de sua objetiva (use a tampa para medir) e com um buraco no meio com o diâmetro da parte mais fina do olho mágico. O segundo corte deve ter comprimento suficiente para envolver sua objetiva e a largura deve ser a mesma do olho mágico. O Fotografia Feita diz que o ideal para se conseguir um resultado interessante é utilizar uma lente de mais ou menos 50mm. Eu deixei a minha com o zoom máximo (55mm) e consegui um resultado legal.

Coloque o olho mágico dentro do primeiro corte de papelão.

A espuma deve ser cortada de modo que preencha o espaço que fica entre o olho mágico e a borda, feita com o segundo corte do papelão. No meu caso, precisei de quatro pedaços de esponja, mas você pode usar quantas quiser. A esponja serve para que o olho mágico não bata na sua objetiva, evitando, assim, que a lente seja arranhada.

Por fim, prenda tudo com fita adesiva.


é, fica bem feio mesmo!
Para utilizar a fisheye, você deve colocá-la em frente à sua objetiva. Para facilitar o manuseio, você pode prender a olho de peixe com o fita adesiva.

A lente do olho mágico é bem escura, então a dica é utilizar a fisheye em locais bastante iluminados. Eu fiz o meu teste na última segunda-feira (27), na praia, então não tive problemas com a luz. A única edição feita nas fotos foi o corte quadrado, que eu achei que deixou as fotos mais interessantes. 

Seguem algumas fotos que fiz:




Bem, espero que tenham gostado. Eu adorei este primeiro teste e já estou procurando mais tutoriais assim na internet para um próximo post. Até a próxima.


6 comentários:

  1. Gostei. Bonita a lente não fica, mas o resultado é legal. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei horrorosa também kkkkkk mas o resultado me impressionou bastante. Obrigado pelo comentário :)

      Excluir
  2. A lente realmente não fica bonita, mas as fotos têm um resultado bem bacana. Sem falar que é MUITO mais barata.
    Parabéns pelo blog, Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço nem se compara, né? Pra usar em casa e com os amigos dá legal. E acho que ela, talvez, ficaria um pouco menos feia se usasse cartolina guache em vez do papelão, mas é só um palpite. Obrigado pelo comentário :)

      Excluir
  3. Oi Eduardo, adorei o efeito que ficou, dá até pra dizer que foi de uma lente fisheye de verdade! rsrsrs. Eu trabalho na noite com fotografia, e acho que tenho q comprar a lente de verdade por causa da iluminação instável. Agora basta ter grana! Enquanto isso,vou testar essa com o olho mágico pra ver como fica! Depois acessa http://lorenaraissafotografia.blogspot.com , vou botar os resultados lá! hehehe. Bjão:*

    ResponderExcluir