domingo, 2 de setembro de 2012

Igreja Nova em HDR


Semana passada, tive a oportunidade de viajar a trabalho para uma cidadezinha no interior de Alagoas chamada Igreja Nova. Além das fotos que fiz para a pauta, tive a oportunidade de fotografar alguns aspectos bem interessantes de lá, como, por exemplo, o hábito que a população interiorana tem de se reunir com os vizinhos nas portas de casa para bater papo, coisa que na capital não existe mais. Eu aqui nem conheço alguns de meus vizinhos para falar a verdade.


Durante o processo de edição, quis tentar alguma coisa nova, que não estou muito acostumado a fazer. Então, entre uma tentativa e outra de filtros, achei a função "HDR Toning", que causa um efeito bem legal de HDR. A fotografia em HDR (High Dynamic Rage) é uma função disponível nas câmeras digitais mais recentes e câmeras de smartphone que consegue representar bem todas as áreas da foto, tanto as iluminadas diretamente pela luz quanto as áreas sombreadas.


Para conseguir o efeito HDR, o equipamento tira três fotos: uma subexposta, uma normal e outra superexposta. Depois, mescla as três imagens. Porém, com o "HDR Toning" do Photoshop, dá pra conseguir um efeito bem semelhante apenas com uma foto. É um efeito bem interessante que dá uma forma plástica diferente às fotos, que, ao mesmo tempo, acabam se assemelhando a pinturas e fotografias. A ferramenta está disponível a partir da versão CS5.


Nunca tinha fotografado em HDR (e continuo sem ter), mas achei o efeito bem legal e já estou procurando aplicativos para meu telefone que façam fotografia em HDR. Quem tiver uma dica de um bom app para iOS, pode deixar nos comentários que eu testarei e depois darei minha opinião, ok? Bem, aqui vão mais fotos de Igreja Nova em HDR:


Ah, e lembrando que hoje, dia 2 de setembro, é o dia do Repórter Fotográfico. Parabéns a todos os colegas de profissão (no meu caso, futura profissão - espero)! Até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário